Referencial estratégico futuro

A modernização e a melhoria da qualidade da medicina na R.A.M. é uma prioridade que passa pelo desenvolvimento da investigação e inovação na área da saúde e da educação médica através da internacionalização e da cooperação entre o SESARAM e as Unidades de Investigação na área da saúde (CQM, LGH) e Unidade de Ciências Médicas, da UMa.

As três áreas definidas como estratégicas estão directamente relacionadas, uma vez que, as doenças cardiovasculares e oncológicas enquadram-se na problemática do envelhecimento populacional e a área das doenças genéticas e metabólicas é transversal às anteriores. Esta integração das áreas permite uma rentabilização de recursos físicos e humanos. Assim, a selecção destas áreas sectoriais na actualidade, baseou-se na prevalência, nos custos directos e indirectos associados, na qualidade de vida e no historial de investigação regional.

As principais linhas de investigação da área da Saúde serão a identificação de marcadores biológicos com impacto clínico, implementação de novas tecnologias génicas, desenvolvimento de materiais e nanodispositivos para aplicações em nanomedicina quer do ponto de vista do diagnóstico quer da terapêutica nanoteranóstica), técnicas analíticas de detecção precoce de patologias, estudo dos mecanismos de regulação genética e seu uso como potencial alvo para novas estratégias terapêuticas, análise de modelos mistos com intuito de desenvolvimento de terapêuticas numa perspectiva de medicina personalizada.

Esta investigação de translação complementa-se com estudos epidemiológicos nas áreas de intervenção.

Deixe uma resposta

Top